Ninrode e a Torre de Babel
Para entender um pouco como começou essa história, vamos conhecer o verdadeiro motivo pelo qual Nokh(Noé) amaldiçoou Cam.(omitido nas Bíblias).
Os nomes dos três filhos de Nokh eram, pois Shem, Cam e Yafet. (Cam é aquele de quem descendem todos os cananeus). Destes três vieram todos os povos da terra. 20-23Nokh tornou-se agricultor, plantou vinhas e foi vinicultor. Um dia embriagou-se e despiu-se completamente dentro da sua tenda. Cam, o pai de Kena’anu, abusou do pai despido(grifo meu); saiu e foi chamar os outros dois irmãos. Então Shem e Yafet pegaram numa capa, chegaram-se de costas com a capa suspensa nos ombros, aproximaram-se do pai no meio da tenda, e assim o cobriram, sem terem visto o seu pai nu. 24-27Quando Nokh se refez dessa embriagues e soube o que tinha acontecido e a forma como o seu filho mais novo, Cam, tinha agido, amaldiçoou os descendentes de Cam: Maldito sejam os cananeus. Que se tornem escravos dos descendentes de Shem e de Yafet. Gn 9:18-27.
Um dos descendentes de Cuche foi Nimrode que se tornou um dos chefes mais poderosos da terra. Era um grande caçador, indo de encontro ao Criador de tal forma que o povo costumava dizer: Que UL te faça um grande caçador, não à maneira de Nimrode. O seu reino incluía grandes cidades como Bavel Ereque, Acade e Calné, na terra de Shinar. E daqui estendeu-se para a Assyria onde edificou Nineveh, Reobote-Ir, Cala, Resen (entre Nineveh e Cala), que era a maior cidade daquele império. Gn 10:8-12
* UL significa "O Criador"
“E Cush gerou a Ninrode; este começou a ser poderoso na terra. E este foi poderoso caçador diante da face do YHWH; pelo que se diz: Como Ninrode, poderoso caçador diante do YHWH. E o princípio do seu reino foi Babel, e Ereque, e Acade, e Calne, na terra de Sinear” Gn 10.8-10.
Os escritos rabínicos derivaram o nome Ninrode do verbo hebraico ma·rádh, que significa "rebelar". Assim, o Talmude Babilônico (Erubin 53a) declara: "Então, por que foi ele chamado de Ninrode? Porque incitou todo o mundo a se rebelar (himrid) contra a Sua soberania." — Encyclopedia of Biblical Interpretation (Enciclopédia de Interpretação Bíblica), de Menahem M. Kasher, Vol. II, 1955, p. 79.
Mostrando uma profunda rebeldia a YHWH, Ninrode chefiou a construção de uma cidade e de uma torre. A torre era a tradução de tudo que se passava naquele coração em oposição a YHWH. A torre de Babel era um “zigurate”. Zigurates eram torres, geralmente com 7 andares, que eram construídas para adoração do céu e seus astros. A torre de Babel serviu de modelo para todos os zigurates da antigüidade.
**O zigurate é uma forma de templo, criada pelos
sumérios e comum para os
babilônios e
assírios, pertinente à época do antigo
vale da
Mesopotâmia e construído na forma de pirâmides terraplanadas. O formato era o de vários andares construídos um sobre o outro, com o diferencial de cada andar possuir área menor que a plataforma inferior sobre a qual foi construído — as plataformas poderiam ser retangulares, ovais ou quadradas, e seu número variava de dois a sete. Fonte: wikipédia.
Sobre este homem, Josefo escreveu: "Pouco a pouco, transformou o estado de coisas numa tirania, sustentando que a única maneira de afastar os homens do temor a YHWH era fazê-los continuamente dependentes do seu próprio poder. Ele ameaçou vingar-se de YHWH, se Este quisesse novamente inundar a terra; porque construiria uma torre mais alta do que poderia ser atingida pela água e vingaria a destruição dos seus antepassados. O povo estava ansioso de seguir este conselho, achando ser escravidão submeter-se a YHWH; de modo que empreenderam construir a torre [...] e ela subiu com rapidez além de todas as expectativas." — Jewish Antiquities (Antiguidades Judaicas), I, 114, 115 (iv, 2, 3)